sábado, 23 de janeiro de 2016

Wine'n Roll





  

         Cerveja, a bebida mais associada, indiscutivelmente, ao rock. Em shows, pubs e bares temáticos com som ao vivo, ela está lá, sendo consumida em dezenas, centenas, milhares de litros. Nada mais natural, portanto, que muitos dos grandes artistas e bandas do gênero gerem receitas adicionais com a criação de fermentados de cevada, malte e lúpulo associados aos seus nomes.

            No Brasil, onde a cerveja é item praticamente obrigatório em festas, shows e eventos e o consumo de vinho está muito aquém dos índices registrados em diversos países, pode soar estranho que os rockstars por vezes optem por lançar vinhos atrelados a eles. No entanto, a prática é relativamente comum na Europa, Austrália e EUA, regiões onde a relação das pessoas com a bebida é mais “franca” e “popular”, um pouco diferente da visão cultural de boa parte dos brasileiros quanto ao “elitismo” da bebida (visão que, aos poucos, felizmente, vêm sendo vencida).

            Em geral tratam-se de produtos simples, mas bem feitos, que para muitos servem mais como itens de coleção. Neste post apresentaremos alguns dos principais  rótulos os quais levam o nome de artistas de renome internacional; portanto, não serão mostradas personalidades do mundo do rock que dedicam parte de sua vida à produção de seus próprios rótulos. Para tal, o blog publicará, esporadicamente, posts relacionados a um artista específico.

            So, let’s wine’n roll!

  

Slayer:

            A banda estadunidense de thrash metal (vertente do heavy metal caracterizada pela velocidade e “fúria” da sonoridade) possui um vinho de apresentação interessante: o varietal Cabernet Sauvignon, produzido na Califórnia – região de origem da banda – vêm acondicionado em uma embalagem em formato de caixão, muito bem feita. O nome do rótulo? Reign in Blood, disco de maior sucesso da banda e aclamado, por boa parte da crítica especializada, como o maior clássico produzido dentro do gênero. Segundo o site da banda, “o vinho é descompromissado como a banda”. Possui aromas de frutas negras e notas de especiarias e de baunilha (o que denota passagem por barricas de carvalho).





Slayer – Reign in Blood Cabernet Sauvignon 2010.




Slayer - Reign in Blood:




           
Whitesnake:

            A banda britânica de heavy metal formada em 1978 arrebatou fãs pelos anos 80, em especial com as canções “Love Ain’t No Stranger”, do álbum Slide It In, de 1984, e Is This Love, do álbum Whitesnake, de 1987. No entanto, seu vinho é um varietal de uma cepa que, certamente, divide o coração dos enófilos: seu Zinfandel californiano, produzido pela vinícola De La Montanya, é vinificado como tinto e, segundo o site da banda, ele é “um vinho encorpado e um tanto quanto insolente, cheio até a borda com a essência picante da sexy e escorregadia cobra”.



Whitesnake Zinfandel 2008.




Whitesnake - Fool for Your Loving:






AC/DC:

            A Austrália é grande produtora e consumidora de vinho. E, mesmo que a origem de seus membros remonte à Grã-Bretanha, a grande banda de hard rock é sempre associada à terra dos cangurus. Cangurus e vinhos de opulência próxima aos do Velho Mundo: seus melhores rótulos costumam ser muito bem avaliados e atingem preços por vezes exorbitantes no mercado. Cientes da fama internacional do país e, claro, da banda, o AC/DC, em conjunto com a vinícola Warburn Estate, produziu cinco rótulos que sintetizam tanto o talento dos australianos com estes varietais quanto os aliam a 5 músicas que, certamente, estão entre as mais representativas da banda:

-           “Highway to Hell” Cabernet Sauvignon (do álbum Highway to Hell, de 1979, certamente o mais conhecido da banda);

-           “You Shook Me All Night Long” Moscato (também do álbum Back in Black);

-           “Back in Black” Shiraz (do álbum Back in Black, de 1980, um dos mais vendidos da história);

-           “Thunderstruck” Chardonnay (do álbum “The Razors Edge”,de 1990); e

-           “Hells Bells” Sauvignon Blanc (idem). Este último é exceção: é produzido na região de Marlborough, na vizinha Nova Zelândia, pátria de poderosos vinhos desta cepa.

            Infelizmente, somente são produzidos atualmente os três últimos.







Os vinhos do AC/DC.



AC/DC - Highway to Hell:





Motörhead:

            A banda de heavy metal, formada em junho de 1975 e recentemente dissolvida após o falecimento do vocalista e baixista Lemmy Kilmister, é responsável por ostentar dois rótulos varietais da cepa Shiraz: ambos produzidos na Austrália, um vinificado como tinto, bastante encorpado e com especiarias e o outro, como rosado (rosé), leve e ideal para acompanhar pratos leves. Interessante notar que o whisky, bebida preferida do icônico vocalista, não teve, antes de sua morte, nenhum rótulo associado a banda (este ano foi lançada edição especial do Tennesse Whiskey Jack Daniel’s).





Motörhead Shiraz, tinto e rosé.




Motörhead - No Class: 





Iron Maiden:

            A origem do Eddie’s Evil Brew, vinho anualmente lançado pela clássica banda de heavy metal, remonta a 1989: após o término da turnê mundial de divulgação do álbum Seventh Son of a Seventh Son, o baixista e líder da banda, Steve Harris, viajou para o sul de Portugal para descansar. Steve sentiu falta, naquela região, de um pub ao estilo britânico, e abriu, no mesmo ano, o Eddie’s Bar (referência ao mascote da banda, Eddie), em Santa Barbara de Nexe, no Algarve.




Steve Harris, baixista e líder do Iron Maiden, em frente ao recém-inaugurado Eddie’s Bar.

           
            Em Portugal, é tradição o bar possuir um “vinho da casa”, dada a tradição vinhateira deste país. Com o Eddie’s Bar não foi diferente: no mesmo ano, foi lançada a primeira edição do Eddie’s Evil Brew. Tratava-se de um vinho de mesa francês, de produção simples, varietal da cepa tinta Merlot.




Primeira edição do Eddie’s Evil Brew.


            Até 2008, o vinho só podia ser adquirido no Eddie’s Bar; a partir deste ano, porém, o produto passou a fazer parte do portfólio do site oficial da banda. A cada “safra”, é impressa em seu rótulo a arte do álbum de trabalho da banda ou de alguma turnê em andamento à época. A edição 2015 tem seu rótulo baseado no novo disco da banda, The Book of Souls e trata-se de um varietal Merlot, produzido no Chile.


Eddie’s Evil Brew 2015.




Iron Maiden - Seventh Son of a Seventh Son:





The Rolling Stones:

            Uma instituição britânica, os Rolling Stones, desde a década de 1960 ainda exercem grande influência sobre as mais diversas bandas, até mesmo de outros gêneros. E como em tudo o que envolve seu nome (oficialmente falando), o seu vinho (Forty Licks) não deixaria a desejar: trata-se de um varietal da cepa tinta Merlot produzido na região americana de Mendocino, Califórnia, pela Wines That Rock. Apresenta bastante tipicidade, com aromas de frutas negras e notas mentoladas, e sabor que remete a ameixa, cereja, cedro, açúcar mascavo e canela. 20% de sua composição estagia por 18 meses em barricas de carvalho francês.

            Um vinho poderoso. Como o som da banda.



The Rolling Stones Forty Licks Merlot 2012.




The Rolling Stones - Simpathy For The Devil:







Pink Floyd:

            Outro gigante do rock, outro belo vinho da Wines That Rock. A também britânica Pink Floyd, com seus 50 anos de existência, permanece inspirando jovens bandas, especialmente através de discos como The Dark Side of The Moon (1973), Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979). Com seu som progressivo, temáticas por vezes perturbadoras e canções executadas com extrema perfeição e que parece melhorar ano após ano (como os bons vinhos de guarda), a escolha da vinícola em dedicar o seu varietal da cepa tinta Cabernet Sauvignon à banda não poderia ser mais correta: o Pink Floyd The Dark Side of the Moon Cabernet Sauvignon, produzido também na região americana de Mendocino, Califórnia, desde 2001, apresenta “poderosos aromas de groselha e cereja e notas de baunilha e chocolate”. O vinho segue as diretrizes enogastronômicas comuns aos vinhos desta cepa: carnes vermelhas, cordeiro e massas acompanhadas de molhos vermelhos.

            Um brinde ao lado escuro da cor da uva.



Pink Floyd The Dark Side of The Moon Cabernet Sauvignon 2006.




Pink Floyd - Live 8 (Show Completo):



  

The Police:

            A banda, também britânica e responsável por muitos hits da chamada era new wave (caracterizada por melodias simples e temática cotidiana) como Roxanne, Message in a Bottle, So Lonely e Every Breath You Take, possui um rótulo dedicado a ela que, possivelmente, é o “vinho de banda de rock” com o corte mais complexo de todos: o seu The Police Synchronicity (nome de um álbum da banda, lançado em 1983) Red Wine Blend, possuía, na safra 2007, o seguinte blend: 42.5% Carignan, 24.5% Zinfandel, 16.5% Syrah, 10% Petite Syrah, 4% Grenache, 1.5% Viognier e 1% de um “mix” de uvas brancas.

            Trata-se de mais um vinho produzido pela Wines That Rock em Mendocino, Califórnia, “frutado, elegante e delicioso”. Sugestão de harmonização: assados e steaks.




The Police Synchronicity Red Wine Blend 2007.




The Police - Message In A Bottle:







Fontes:

Wines That Rock:

Whiplash:

Metal and Wine:

Papo de Bar:




3 comentários:

  1. Gostei bastante Fábio achei do Slayer bem excêntrico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, as bandas de rock, e em especial as relacionadas à vertente "metal", são muito caprichosas com os seus produtos.

      Excluir
    2. Cintia, as bandas de rock, e em especial as relacionadas à vertente "metal", são muito caprichosas com os seus produtos.

      Excluir

Todo comentário é bem-vindo e agregador. Porém, liberdade de expressão e respeito devem andar juntos. Comentários com teor que viole tais condições serão avaliados e excluídos.